Tendências

Do lixo à acessibilidade: conheça o projeto que transforma resíduo em próteses

Um dos maiores desafios de nossa sociedade atual é encontrar alternativas para atender às necessidades de consumo em diversas áreas, mas sem resultar em mais e mais uso de matéria-prima virgem. Agregar este conceito e ainda reduzir a quantidade de resíduos no meio ambiente torna-se ainda mais importante para buscarmos um mundo cada vez mais sustentável, mitigando impactos ambientais para garantir recursos naturais às futuras gerações e ainda promover causas sociais. Isto é abordado de forma prática, por exemplo, pelo projeto americano Million Waves (Milhões de Ondas em português).

Projeto Milhões de Ondas

Criado nos Estados Unidos em 2018, no estado de Washington, o projeto Million Waves surgiu com a proposta de realizar a descontaminação de resíduos plásticos dos litorais, além de atender a necessidade de disponibilizar membros protéticos sem custo no mercado para pessoas necessitadas.

O intuito do projeto é praticar a coleta de resíduos plásticos presentes nos oceanos, limpar estes materiais e transformá-los em matéria-prima para impressoras 3D. Nestes equipamentos, os plásticos reutilizados dão vida à próteses superiores, como mãos ou braços, para pessoas deficientes de baixa renda.

Desta forma, o Milhões de Ondas auxilia a fechar o ciclo de plástico no mundo e ainda promover uma causa social fundamental para milhares de pessoas.

Milhões de Ondas no Brasil

Pouco tempo depois, o Milhões de Ondas chegou ao Brasil na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com o mesmo objetivo: reduzir a quantidade de resíduos plásticos do oceano e ajudar pessoas que precisam de próteses para membros superiores. Em média, são necessárias de 15 a 30 garrafas plásticas para criar uma mão ou braço, variando de acordo com o tamanho e dos custos para o processo de impressão em 3D, que não é cobrado do destinatário.

PVC para membros prostéticos

Entre os materiais utilizados no projeto Milhões de Onda está o PVC. Trata-se de um derivado do plástico com alta versatilidade, podendo ser reciclado diversas vezes sem perder suas características técnicas. Tais propriedades ainda agregam qualidade e baixo custo no desenvolvimento de membros prostéticos, principalmente em função de seus atributos antibacterianos e antifúngicos.

A PVC Sul é apreciadora de projetos sustentáveis que visam reduzir a quantidade de resíduos plásticos no meio ambiente. Somos também referência em desenvolver linhas de compostos de PVC com as mais diversas características técnicas para processos produtivos nos mais diversos segmentos da indústria. Entre em contato e saiba mais.