Uma das maiores preocupações da sociedade a nível global está em reduzir a quantidade de plástico que não recebe o tratamento correto para reciclagem e acaba por encher aterros sanitários e poluir rios e mares de resíduos, como garrafas, tampas e demais itens fabricados com este material. Desta forma, encontrar a melhor solução para reciclar o plástico é uma tarefa essencial para muitos profissionais, principalmente os pesquisadores e cientistas.
Recentemente, um grupo de estudiosos da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, em parceria com o Instituto de Química Orgânica de Xangai, na China, identificou uma das possibilidades mais almejadas por todos que trabalham nesta cadeia produtiva: reciclar o plástico em combustível fóssil ou lubrificantes derivados do petróleo.
Esta inovação é capaz de oferecer uma solução prática e facilitada para a redução das toneladas de resíduos que seriam descartados no meio ambiente, fomentando também a Economia Circular.
Para tal, os pesquisadores encontraram um novo processo para acelerar a quebra das cadeias químicas do plástico, chamado de hidrocraqueamento. Trata-se de um método mais eficiente e ágil, reduzindo o consumo de energia para a reciclagem e não liberando gases poluentes na atmosfera.
Vale destacar que a técnica ainda necessita de melhorias para atingir o nível de utilização em escala comercial, mas já traz um indicativo de que é possível reutilizar aquilo que chamamos de resíduos para criar bens materiais novos, reduzindo a necessidade de utilizar recursos naturais virgens.
O PVC é um material derivado do petróleo que pode ser reciclado diversas vezes sem perder suas propriedades técnicas para uso em diversos segmentos da indústria, como calçadista, construção civil, automotiva, peças técnicas e muito mais.
A PVC Sul é uma empresa comprometida em contribuir ativamente em soluções sustentáveis que lidam com a cadeia produtiva do plástico, principalmente relacionados com os compostos de PVC. Desenvolvemos linhas inovadoras e de alta performance para diversas aplicações. Entre em contato conosco e saiba mais!