A indústria automotiva vive um constante processo de modernização, que se intensifica graças às mudanças nos hábitos de consumo e o surgimento de novas regulamentações. Neste contexto, a indústria, buscando atender estas demandas têm investido na produção de veículos mais leves, acessíveis e menos poluentes, levando uma integração cada vez maior entre as fabricantes e a indústria plástica.
A utilização de componentes plásticos na indústria automotiva é uma das principais formas de suprir as novas necessidades deste setor. Isso ocorre pois ao substituir materiais como o alumínio presente nas carrocerias, por compostos como o PVC é possível, entre outras coisas:
Com o crescimento da demanda por compostos plásticos para automóveis, diversos materiais vêm ganhando espaço neste setor. Entre eles, existem alguns que podemos destacar como o polietileno (PE) e o Policloreto de vinila (PVC). Estes dois compostos já são amplamente utilizados pelas principais montadoras do mundo e podem representar até 35% da matéria-prima utilizada na fabricação de alguns veículos.
Por ser muito versáteis, a aditivação correta destes compostos é capaz de controlar diversas características dos mesmos, como cor, rigidez, opacidade, entre outros. Desta forma é possível produzir a partir destes plásticos diversos componentes de um veículo, como por exemplo:
Devido aos requisitos desta indústria, fornecer compostos para o setor automotivo é uma tarefa que exige de uma empresa grande competência. Qualquer composto utilizado no setor automotivo deve passar por um rigoroso controle de qualidade para garantir a segurança do veículo.
É por isso que grandes empresas do setor automotivo contam com os compostos da PVC Sul. Nossa empresa conta com os mais altos padrões de segurança e todos os nossos produtos possuem a certificação ISO 9001, que atestam a qualidade dos mesmos.
Se deseja conhecer mais sobre o uso de componentes plásticos na indústria automotiva visite nosso site e conheça nossas linhas de produtos ou entre em contato conosco.